Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
01 DE abril DE 2025.jpg&largura=1280&altura=720)
Celebrado em 2 de abril, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo é uma data dedicada à informação, empatia e valorização da neurodiversidade. É também uma oportunidade para refletirmos sobre como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de sensibilização, educação e inclusão. Confira algumas obras sobre o tema:
Autismo explicado para crianças, de Kaká Lobe
Três gerações reunidas pela conscientização do autismo. Você deseja ensinar ao seu filho a aceitar a si mesmo e aos outros como eles são? Este livro ilustrado e interativo sobre diversidade será seu melhor assistente. Um diálogo que explica o TEA (Transtorno do Espectro Autista) de forma leve e divertida. Escrito por Kaká (do @autismokaka) e ilustrado por Matheus, mãe e filho no espectro do autismo, e com a edição da avó Marize (@artbymakinsta), Autismo Explicado para Crianças ensina a importância das diferenças que nos tornam únicos e incentiva o leitor a abraçar a diversidade e a praticar a inclusão, além de ajudar os pequenos no espectro autista a acreditarem em si mesmos e a alcançarem todo o seu potencial. (fonte: Amazon)
A diferença invisível, de Mademoiselle Caroline
Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e mora com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Sua rotina é sempre a mesma, e mudanças de hábito não são bem-vindas. Seu ambiente precisa ser um casulo. Ela se sente agredida pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela sai em busca de si mesma e descobre que tem um Transtorno do Espectro Autista – a síndrome de Asperger. Sua vida então se altera profundamente (fonte: Amazon).
Jun a história real de um músico autista, de Keum Suk Gendry-Kim
Keum Suk Gendry-Kim, a premiada autora sul-coreana de Grama e a Espera, apresenta mais uma de suas graphic novels no Brasil, JUN, sobre a história real de um garoto autista de coração puro, que alcançou fama na Coreia do sul após descobrir sua vocação natural para a música. Quando conheceu Jun Choi, em 2010, durante aulas de música tradicional coreana, Keum Suk se encantou pelo jovem e decidiu que narraria sua trajetória de vida em uma de suas obras. Uma trajetória marcada por solidão e preconceitos, mas também por muita beleza e superação. Ela escolheu escrever e desenhar sobre Jun para transmitir uma mensagem de encorajamento e empatia a todos aqueles em condições semelhantes à dele. Por meio do relato do cotidiano de Jun e sua família, que, infelizmente, tiveram que aprender a conviver com a indignação por causa de pessoas insensíveis às diferenças, a autora acerta em cheio o coração de todos os leitores. Obra sensível e emocionante, este é o tipo de trabalho que ensina ao mundo uma valiosa lição de vida sobre aceitação e combate aos preconceitos da sociedade (fonte: Amazon).
Uma mente diferente, de Thassie Melo
Um livro sobre inclusão que ajuda as crianças a compreenderem outras no espectro autista. Imprescindível para a sala de aula e também para a sua casa.
Pode parecer muito difícil acolher alguém diferente. Por isso, este livro procura explicar como funciona a mente de uma criança no espectro autista e, assim, tornar muito mais fácil para as demais crianças compreendê-la e se tornarem verdadeiros amigos. Esta é a história de um menino alegre e amoroso, que adora socializar, mas tem muita dificuldade em se comunicar e manter sua mente calma. Isso pode assustar as outras crianças, que não sabem como lidar com ele. Durante a história, o menino mostra às demais crianças como pode ser fácil ajudar e derrubar as barreiras para que ele seja incluído e querido pelos amigos (fonte: Amazon).
Biblion
Como é ser Autista, de Charlotte Amelia Poe
Mentes únicas: Aprenda como descobrir, entender e estimular uma pessoa com autismo e desenvolva suas habilidades impulsionando seu potencial, de Luciana Brites
O reizinho autista: guia para lidar com comportamentos difíceis, de Mayra Gaiato
Autismo: um olhar a 360º, de Tatiana Serra
Notícias

Exposição Livro na parede: obras de Luise Weiss para o premiado livro Adélia esquecida
De 5 de abril a 4 de maio
Postado em 05 DE abril DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
E o Oscar vai para...
Postado em 11 DE março DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Exposição celebra sonhos e trajetórias femininas no Dia Internacional da Mulher
"Sonhe Como Uma Garota" apresenta pesquisa inédita, histórias inspiradoras e produções artísticas de mulheres e meninas; mostra gratuita fica em cartaz de 8 a 31 de março.
Postado em 05 DE março DE 2025
Tem livro que deixa gostinho de quero mais
Então, vale a pena ler de novo!
Postado em 30 DE janeiro DE 2025